domingo, 25 de setembro de 2011

Luminosidade de Goethe e Teoria de Itten

Johann Wolfgang Goethe (1749-1832), escritor e pintor alemão contrariou a descoberta de Isaac Newton de que existem sete cores no espectro com a teoria de que existem somente seis cores visíveis sob as condições naturais de luz do dia.  Suas observações sobre a filosofia e psicologia da cor, além da forma como os humanos a interpretam, foram usadas base para criar a Gestalt.


Para ele, a cor era composta de luminosidade ou sombra. Goethe era um pintor e seu interesse na forma em que realmente vemos e experienciamos a cor estimulou os teóricos e os artistas posteriores. Em suas observações descreveu os efeitos do “positivo" e "negativo" da cor sobre a mente.

Baseado nas pesquisas de Newton, Goethe mostra em aquarela os resultados de dois experimentos de luz passando através de um prisma: as três cores principais do espectro de Newton  "laranja, verde e azul violeta" seriam percebidas em um quarto escuro, através de um raio controlado de luz.

No espectro de Goethe, as cores principais seriam "azul cian, vermelho (que ele chamou de púrpura) e amarelo" vistos pelo olho a luz do dia .

Juntando as seis cores formou a base do círculo das cores.
 
Circuito de Cores de Goethe

Aquarela de Cores de Goethe

Goethe havia observado em uma paisagem: "Durante o dia, devido aos tons amarelados, as sombras tendem a tornar-se violeta... Ao pôr-do-sol, quando seus raios difusos são do mais bonito vermelho, a cor da sombra torna-se verde". Já havia observado a complementaridade das cores.





Já no século XX, o pintor e professor alemão Johannes Itten elaborou uma estrela de cores onde são classificadas em três dimensões; matiz, tom, e saturação.




·         São doze matizes: as três primárias, as três secundárias, e as terciárias, produzidas pela mistura de cada uma das secundárias com as primárias.
·         Tom é a luminosidade ou escurecimento obtido da mistura de cada matiz com o preto.
·         Saturação é o "colorido" ou a intensidade da cor. A cor perde a intensidade a medida que misturamos com o branco.

Estrela de Cores de Itten


Nenhum comentário:

Postar um comentário